Vitória em Santana


Neste sábado o povo de Santana sai mais uma vez às ruas. Desta vez para comemorar o êxito da campanha de Antonio Nogueira. Será uma Micareta da Vitória, a partir das 17 horas, saindo da Praça da Bíblia. Pode apostar, mais uma vez Santana vai se vestir de vermelho numa daquelas imensas manifestações populares.


Eu acompanhei as eleições em Belém, Macapá e Santana. Ví atividades de vários candidatos, que levaram muita gente às ruas. As carretas do Camilo e Roberto e a caminhada no comércio, da Fátima em Macapá. As grandes carretas de Mário Cardoso em Belém, confrontando com as amarelas de Duciomar Costa. Mas nada é comparado a essas grandes caminhadas da campanha do Nogueira em Santana, mesmo a cidade sendo bem menor que as duas anteriores.


É que em Santana se apostou em algo meio velho e antigo, no jargão das campanhas publicitárias: a mobilização popular. Nosso programa apostou permanentemente em incentivar essa mobilização, via atividade militante. Militância sendo emulada, estimulada, recebendo um discurso permanente e interagindo esse discurso de volta. Na falta de meios de comunicação, todos eles descaradamente adeptos dos adversários, "usamos" o povo como meio de reprodução das idéias. E denunciamos antecipadamente "os jornais deles, as tvs deles, as rádios deles".


Foi uma campanha politizada, sem disfarces, que botava na tv o central da disputa do momento. Falamos claramente quem éramos, e quem eram "eles". E tentamos fazer isso com emoção, dando "causas" a esta eleição. Defendemos explicitamente valores éticos e morais, como a honestidade, a ética, o respeito. O que tem a ver com a campanha eleitoral fazer uma peça em que um garoto devolve um dinheiro achado para a mãe, fugindo à tentação de comprar um monte de guloseimas? Em nossa opinião tem tudo a ver. Politizar a campanha, defender seus valores, seus projetos, suas atitudes, fazer opções, isso tudo foi marca da campanha do Nogueira.


É por isso e muito mais, que neste sábado aposto em mais uma multidão nas ruas.

Nenhum comentário: